3ª Reunião da Comissão Técnica da Normalização dos Produtos Agrícolas (CTN 001)

No dia 13 de Fevereiro de 2015 realizou-se nas instalações do INIDA, em S. Jorge dos Órgãos, a última Reunião da CTN 001.

O IGQPI, enquanto Organismo Nacional de Normalização (ONN), criou a CTN 001 como sendo um órgão técnico que tem como missão, a elaboração de documentos normativos e a emissão de pareceres normativos no domínio de qualidade dos produtos agrícolas.

São membros permanentes da CTN 001, as seguintes instituições: IGQPI, DGADR, DGCI, ARFA, IGAE e INIDA, sendo que esta Comissão é coordenada pelo IGQPI. A 3ª Reunião contou ainda com a presença de especialistas do INIDA.

Os textos das normas encontravam-se em consulta pública na página electrónica do IGQPI desde 31.12.2014, de forma a proporcionar à CTN 001, comentários, sugestões e críticas de outras entidades e individualidades, de uma forma geral.

A 3ª Reunião da CTN 001 teve como objectivo analisar esses comentários e os sugeridos pelos membros e convidados da CTN 001, de modo a aprovar os textos das respectivas normas.

Os trabalhos decorreram normalmente, com uma participação activa dos presentes e foram aprovadas as 10 propostas de normas. Posteriormente, as referidas normas serão homologadas e adoptadas pelo IGQPI enquanto Organismo Nacional de Normalização.

Outras CTN´s  estão em curso de constituição para a aprovação de outras normas nomeadamente: Código de Boas Práticas para Peixe, Carne e água engarrafado, Peixe Congelado, Grogue, etc.

 

 

 

 

Logar para postar comentários